sábado, 1 de maio de 2010

1ª ESTRADA DE FERRO DO BRASIL FAZ ANIVERSÁRIO ... "SEM TER O QUE COMEMORAR"



No dia 30 de abril de 1854 foi inaugurado o primeiro trecho da Estrada de Ferro Barão de Mauá, que ligava o Porto de Mauá à Raiz da Serra, uma idealização de Irineu Evangelista de Souza, o Barão de Mauá, um dos maiores empreendedores da história do Brasil, que mesmo contra a vontade do imperador D. Pedro II conseguiu realizar tal proeza.









Em 16 de dezembro de 1856, foi estendida até Raiz da Serra, com a pretensão de subir a serra. Em 20 de fevereiro de 1883, foi adicionado então o trecho que ia de Raiz da Serra até Petrópolis.

Inauguração do trecho Raiz da Serra - Petrópolis








Pátio de Vila Inhomerim, sem data. Foto Antonio Pastori


Com a construção em 1926 da linha entre o Rio de Janeiro e Magé, o Porto de Mauá foi abandonado e a história do Cais enferrujou, literalmente. Em 19 de dezembro de 1962, desencarrilhou de vez todo o glamour que ali havia, com a desativação do trecho entre Bongaba e Guia de Pacobaíba.


Próximo à estação de Meio da Serra, em 1926: o cruzamento da ferrovia com a rodovia Rio-Petrópolis, vendo-se o trem subindo a serra. Foto Revista da Semana, 1926


Apesar de em 1945, ter sido tombada pelo Patrimônio Histórico, nada foi feito pra preservar essa parte importante da História de Magé e do Brasil.


Acima, em foto de 1963, o trem de subúrbios parte de Vila Inhomerim para a subida da serra para chegar a Petrópolis (Foto: R. E. Jones).


Vale a pena ver esse vídeo de imagens raríssimas

http://www.youtube.com/watch?v=ohP1BpY0pjY


Atualmente, sobre os trilhos da 1ª Estrada de Ferro do Brasil , há casas, comércio, matagal, descaso, abandono e total falta de respeito à Memória Nacional.


ACIMA: A estação de Meio da Serra, por volta de 1900. As locomotivas Baldwin já ostentam as iniciais "L. R.", da Leopoldina Railway inglesa, formada em 1897. Os desvios para baixo, no plano, encaminhavam-se para a fábrica de tecidos 'Cometa" (Acervo Marcelo Lordeiro).


Fontes de Pesquisa:

http://www.guiadepacobaiba.xpg.com.br/fotos%20historicas.htm

http://www.estacoesferroviarias.com.br/efl_rj_petropolis/guia.htm

http://www.estacoesferroviarias.com.br/efl_rj_petropolis/vlinhomerim.htm

http://www.anpf.com.br/histnostrilhos/historianostrilhos20_abril2004.htm

http://www.estacoesferroviarias.com.br/efl_rj_petropolis/meio.htm

2 comentários:

  1. Ola,boa tarde. Meu nome e Ezequiel,estou maravilhado vendo estas fotos rarissimas desta historia do Brasil. INfelismente o descaso e muito profundo,pois todas as vezes que passo por Piabeta, Bongada e outros lugares que tem esses trilhos abandonados,com construções em cima,fico pensando num pais que não se preocupa com sua historia,não tem o que recordar.A prefeitura de Mage tinha que ter lutado pela continuação da historia que tão importante foi para o Brasil e vice e versa. Estou emocionado ao ver essas fotos. Parabens pelas informações.

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde. Meu nome é Vera. Nasci na Raiz da Serra em 1949.Fiquei emocionada ao ver fotos de locais que fizeram parte de minha infância. Sempre pensei sobre a importância histórica da 1ª Estrada de Ferro do Brasil. Nunca é tarde para se resgatar a história ou, pelo menos, parte dela.
    Parabéns pelo trabalho

    ResponderExcluir