segunda-feira, 3 de maio de 2010

PRA VER A BANDA PASSAR...

O distrito de Vila Inhomirim, no município de Magé, teve momentos marcantes no cenário musical. Era comum em vários municípios do interior do país, a presença de Bandas e Fanfarras que alegravam as famílias em festas e quermesses. Essas apresentações, geralmente aconteciam nos coretos de praças, modestamente arquitetadas, onde reinava a paz, a tranquilidade e todo o romantismo característico da época. Quase todos os feriados eram tradicionalmente comemorados com muita música e bastante alegria.

JustificarFrente e verso de foto tirada na Festa de Sant'Anna de 1925 da Banda Recreio de Raiz da Serra

Acervo da família do maestro Gervásio Júlio de Sousa


No bairro de Pau Grande, as comemorações ficavam por conta da famosa Banda Sta Cecília, que felizmente ainda existe, mantendo viva as tradições culturais. Mas, o que pouca gente sabe (talvez os mais antigos se lembrarão) é que existiu em Raiz da Serra, uma Banda de Música, formada na sua maioria, por funcionários da Fábrica da Estrela. Tratava-se da Banda Sociedade Musical Imaculada Conceição de Raiz da Serra, regida pelo saudoso maestro Gervásio Júlio de Sousa.


Acima a Banda Sociedade Musical Imaculada Conceição, sendo regida pelo Maestro Gervásio, em apresentação no aniversário da Fábrica da Estrela- Foto tirada no início da década de 70 (acervo da família de Gervásio Júlio de Sousa)



Na época, uma das festas mais aguardadas era o Carnaval, onde músicos se juntavam de forma organizada e descontraída, para a execução das tradicionais marchinhas, que tanto encantou e encanta até hoje antigos e novos foliões nos bailes carnavalescos em clubes e ruas.

Frente e verso da foto do Carnaval de 1937 em Raiz da Serra

Foto enviada ao maestro Gervásio por seu irmão Hilário de Sousa que aparece à esqerda e acima tocando Banjo

Nenhum comentário:

Postar um comentário