terça-feira, 30 de abril de 2013

MAIS UM ANIVERSÁRIO FRUSTRANTE DA 1ª FERROVIA DO BRASIL


Estamos reeditando esta postagem para enfatizar o descaso com  o Patrimônio Histórico Nacional, no caso: a 1ª Ferrovia do Brasil. 
As ferrovias tiveram grande importância no desenvolvimento do país e segundo especialistas em economia foi um grande erro o Brasil não ter investido melhor nessa área. Hoje, temos portos abarrotados de cargas, caminhões parados nas estradas e um transporte público caótico. Sem dúvida nenhuma, investimento no transporte ferroviário poderia desafogar o transporte de cargas e passageiros, assim como fazem os países desenvolvidos. Sem contar, no valor histórico e turístico que a restruturação das ferrovias poderia propiciar.





No dia 30 de abril de 1854 foi inaugurado o primeiro trecho da Estrada de Ferro Barão de Mauá, que ligava o Porto de Mauá à Raiz da Serra, uma idealização de Irineu Evangelista de Souza, o Barão de Mauá, um dos maiores empreendedores da história do Brasil, que mesmo contra a vontade do imperador D. Pedro II conseguiu realizar tal proeza.





Em 16 de dezembro de 1856, foi estendida até Raiz da Serra, com a pretensão de subir a serra. Em 20 de fevereiro de 1883, foi adicionado então o trecho que ia de Raiz da Serra até Petrópolis.

Inauguração do trecho Raiz da Serra - Petrópolis




Com a construção em 1926 da linha entre o Rio de Janeiro e Magé, o Porto de Mauá foi abandonado e a história do Cais enferrujou, literalmente. Em 19 de dezembro de 1962, desencarrilhou de vez todo o glamour que ali havia, com a desativação do trecho entre Bongaba e Guia de Pacobaíba.

Apesar de em 1945, ter sido tombada pelo Patrimônio Histórico, nada foi feito pra preservar essa parte importante da História de Magé e do Brasil.
Atualmente, sobre os trilhos da 1ª Estrada de Ferro do Brasil , há casas, comércio, matagal, descaso, abandono e total falta de respeito à Memória Nacional.

Fontes de Pesquisa:
http://www.guiadepacobaiba.xpg.com.br/fotos%20historicas.htm
http://www.estacoesferroviarias.com.br/efl_rj_petropolis/guia.htm
http://www.estacoesferroviarias.com.br/efl_rj_petropolis/vlinhomerim.htm
http://www.anpf.com.br/histnostrilhos/historianostrilhos20_abril2004.htm
http://www.estacoesferroviarias.com.br/efl_rj_petropolis/meio.htm

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