PRA VER A BANDA PASSAR...
O distrito de Vila Inhomirim, no município de Magé, teve momentos marcantes no cenário musical. Antigamente, era comum em várias cidades do interior do país, a presença de Bandas e Fanfarras que alegravam as famílias em festas e quermesses. Essas apresentações, geralmente aconteciam nos coretos de praças, modestamente arquitetadas, onde reinava a paz, a tranquilidade e todo o romantismo característico da época. Quase todos os feriados eram tradicionalmente comemorados com muita música e bastante alegria.
No bairro de Pau Grande, as comemorações ficavam por conta da famosa Banda Sta Cecília, que felizmente ainda existe, mantendo viva as tradições culturais naquele local. Mas, o que pouca gente sabe (talvez os mais antigos se lembrarão) é que existiu em Raiz da Serra, uma Banda de Música, formada na sua maioria, por funcionários da antiga Fábrica da Estrela, hoje IMBEL. Tratava-se da Banda Sociedade Musical Imaculada Conceição de Raiz da Serra, regida pelo saudoso maestro Gervásio Júlio de Sousa.
Acima a Banda Sociedade Musical Imaculada Conceição, sendo regida pelo Maestro Gervásio, em apresentação no aniversário da Fábrica da Estrela- Foto tirada no início da década de 70 (acervo da família de Gervásio Júlio de Sousa)
A banda Imaculada Conceição de Raiz da Serra se apresentava nas festividades comemorativas da Fábrica da Estrela e também em festas locais, como a festa de Sant'Ana. No repertório além de dobrados e chorinhos da época haviam música composta pelo maestro e outros músicos da banda
Na época também, uma das festas mais aguardadas era o Carnaval, onde músicos se juntavam de forma organizada e descontraída, para a execução das tradicionais marchinhas, que tanto encantou e encanta até hoje antigos e novos foliões nos bailes carnavalescos em clubes e ruas.
Foto enviada ao maestro Gervásio por seu irmão Hilário de Sousa que aparece à esqerda e acima tocando Banjo
Nenhum comentário:
Postar um comentário