segunda-feira, 19 de setembro de 2011

INCLUSÃO


DEPOIMENTOS SOBRE INCLUSÃO

Os alunos do 4º Ano do Curso Normal do C.E José Veríssimo, realizaram na última quarta-feira dia 14/09/2011, um seminário sobre inclusão. O trabalho foi feito sob a orientação da Professora de Educação Especial Sirley de Assis David (Pedagoga), durante suas aulas. O evento contou com a ilustre participação do senhor Félix Francisco, músico violonista e acordeonista, morador do bairro Taquara em Duque de Caxias, que fora convidado a participar do seminário, pela aluna Fátima Thaís.

Professora Sirley de Assis David passando vídeos sobre inclusão


Portador de deficiência visual, ou cego, como ele mesmo prefere que diga, Félix Francisco encantou os alunos com seu posicionamento acerca de inclusão e também com sua emocionante apresentação musical.


Félix Francisco apresentando a música Coração de Estudante ( Milton Nascimento e Fernando Brant)


Durante seu depoimento, os alunos puderam compreender as dificuldades encontradas pela pessoa cega, no dia-a-dia, devido às péssimas condições de acessibilidade existentes na maioria das cidades.



Alunos do 4º Ano CN observando como se escreve em Braille


Soroban - Instrumento usado para fazer cálculos


Aluno Ilbert falando sobre Daltonismo

O seminário contou também, com o depoimento bem humorado do aluno Ilbert, que relatou vários fatos e situações cotidianas vividas por ele e por pessoas daltônicas. O Daltonismo não chega a ser uma deficiência grave, mas, às vezes, causa constrangimento e alguns problemas, pela falta de identificação correta das cores.

Alunas do Curso Normal apresentando seu seminário

Nenhum comentário:

Postar um comentário