segunda-feira, 20 de junho de 2011

RIQUEZAS NATURAIS

ÀS ARVORES CENTENÁRIAS DE VILA INHOMIRIM


Muito se fala sobre as riquezas históricas de Magé, porém, há em nosso município, um patrimônio natural meio despercebido, que é de uma beleza imensurável, necessitando de uma atenção maior por parte das autoridades competentes. Trata-se das árvores centenárias de Vila Inhomirim, formada na maioria pelo Sobreiro (árvore responsável pela produção de cortiça).

O sobreiro é uma árvore mais comum na Europa, continente que é responsável por 80% da produção mundial de cortiça e Portugal é o maior produtor de sobreiros. É uma espécie que vive em média 300 anos. Provavelmente, os sobreiros existentes aqui foram trazidos pelos portugueses e plantados na região das fazendas históricas de Vila Inhomirim (Fazenda da Cordoaria, Fazenda da Mandioca e Fazenda Velasco). É possível identificar essas árvores em fotos e gravuras antigas feitas por viajantes que por aqui passaram ( Thomas Ender, Rugendas e outros).

Ao longo do trecho entre Raiz da Serra e Fragoso (bairros do distrito de Inhomirim), há uma grande concentração dessa árvore, principalmente no entorno da fábrica da IMBEL (Fazenda da Cordoaria). São árvores belíssimas que deveriam ser protegidas e preservadas, para que as futuras gerações possam também admirar nossa beleza natural.


Nenhum comentário:

Postar um comentário