sexta-feira, 4 de outubro de 2013

SOS GRÊMIO ESPORTIVO ESTRELA

Foto retirada do site de Fabrício Marvel - 19 de janeiro de 2007


             É muito triste ver o estado caótico em que se encontra o clube Grêmio Esportivo Estrêla de Raiz da Serra. Fundado em 7 de novembro de 1957, formado por funcionários, da antiga Fábrica da Estrêla (atual IMBEL), o clube faz parte da tradiçao esportiva e social do município de Magé e do estado do Rio de Janeiro.
         Quanto à parte esportiva, desde a sua criação, o clube  teve grande participação nos campeonatos mageenses e regionais, tendo revelado vários jogadores, para os times mais tradicionais, do campeonato carioca. Em meados dos anos 80, a seleção brasileira de jogadores juniores (hoje chamada SUB-20) fez um jogo-treino contra o clube, quando estava em preparação para as Olimpíadas. Fazia parte da seleção nessa época, jogadores como: Bebeto, Dunga, Geovane, Mauricinho, Jorginho, Paulinho entre outros. A seleção venceu o jogo, dando uma goleada de 5 a 1. Porém, o destaque do jogo, foi o gol de honra feito pelo jogador Tequinho (quase do meio de campo) e os três lençóis seguidos que o jogador Rossi deu no craque Geovane (na época, jogador do Vasco da Gama).

Foto retirada do site de Fabrício Marvel -19 de janeiro de 2007 (vestiário derrubado pela empresa que alugou o Grêmio)
Quanto à parte social, o clube era o centro das badalações, no município de Magé, na época dos grandes bailes, quando recebia grandes orquestras. Vários artistas famosos fizeram shows inesquecíveis ao longo do tempo. Mas, o auge do clube mesmo foi durante os anos 80, quando artistas e bandas como: Lulu Santos, Renato Russo, Cazuza, Kid Abelha, Barão Vermelho, A Cor do Som, Ed Motta, Cidade Negra, Fundo de Quintal, Bebeto, Roupa Nova, Elymar Santos, Jovelina Pérola Negra,  entre outros grandes nomes da Música Popular Brasileira, se apresentaram para muitas pessoas que vinham de vários lugares, procurando  diversão.
               Atualmente, o clube está quase abandonado. O prédio principal está em péssimas condições, com banheiros depredados e recentemente havia sido alugado a uma empresa que "começou com o pé esquerdo", tendo levado uma multa de órgãos ambientais por derrubar várias árvores. Apesar do abandono, o campo de futebol ainda está em boas condições, sendo usado por peladeiros e para treinamento de alguns times locais.
            Esperamos que o clube possa se reerguer e que os diretores da IMBEL possam se sensibilizar com a importância cultural que é o Grêmio Esportivo Estrela para moradores da região e principalmente, para os funcionários da própria IMBEL.
              
            
                         

2 comentários:

  1. JACKSON MENDEDS25/07/2016 11:24

    Sentimento de tristeza,quando mais jovem treinei nesse lindo clube. Srs, não vamos deixar esse clube se acaber.

    ResponderExcluir
  2. JACKSON MENDEDS25/07/2016 11:26

    Sentimento de tristeza, quando mais jovem treinei nesse lindo clube. Srs, não vamos deixar esse clube se acabar.

    ResponderExcluir