terça-feira, 4 de outubro de 2011

Animadores Culturais




SHOW DE PROTESTO DOS ANIMADORES CULTURAIS

Centenas de Animadores Culturais do Estado do Rio de Janeiro, se reuniram na tarde de hoje (4 de outubro de 2011), nas escadarias da ALERJ, para protestarem contra a decisão judicial que determinou a exoneração de cerca de 500 desses profissionais. A decisão foi resultado de uma ação movida pelo MP, a pedido do Tribunal de Contas e acatada pelo Tribunal de Justiça do RJ.

Com isso, muitos alunos perderão o importante trabalho de resgate da cidadania, realizado por esses educadores, que levam a arte e a cultura para o interior das escolas.

Os Animadores Culturais estão há um bom tempo lutando pela regulamentação da categoria. No ano passado deram um grande passo, com a aprovação do Projeto de Emenda Constitucional, de autoria dos Deputados Marcelo Freixo e Gilberto Palmares, que regulamenta a função. Todos os Deputados na época votaram a favor da PEC da Animação.


Além dos Animadores Culturais, o protesto contou também, com a participação de vários alunos das escolas estaduais que se organizaram para apresentar os trabalhos coordenados por esses profissionais. Centenas de pessoas que passavam pelo local paravam para assistir ao espetáculo, deslumbradas com o talento dos alunos.

Em nota divulgada no site do Deputado Marcelo Freixo, a decisão em demitir os Animadores Culturais ficará em suspenso no MP, pelo menos, no que diz respeito, ao prazo estipulado para que a mesma seja cumprida. Isso foi acordado, numa reunião acontecida no dia 27/09/2011, com parlamentares, o MP , o Tribunal de Justiça e representantes da Animação Cultural. Com isso, o grupo espera uma decisão definitiva para a solução do embate e que a Secretaria de Educação reconheça o valor desses profissionais para a comunidade escolar.

clique aqui para ver a íntegra da nota


Participaram das apresentações os alunos das Unidades Escolares, CIEP 476 (CORAL), CIEP 032 (GRUPO DE DANÇA), CIEP 434 (GRUPO DE DANÇA), C.E Euclides da Cunha (GRUPO DE DANÇA), C.E Engenheiro Área Leão ( Banda Marcial Mensageiros da Paz), C.E Júlia Kubitschek (GRUPO DE DANÇA) e CIEP Nação Mangueirense (GRUPO DE DANÇA)

neste link texto sobre a luta dos animadores culturais

Um comentário:

  1. Querido Marcelo: De todos nós, animadores culturais de Magé, você foi sempre o mais engajado e aquele que sempre soube antes de todos nós, o que anda acontecendo conosco. Parabéns por sua atuação entre nós e no Veríssimo. Aliás, sempre torço para que sua unidade escolar veja em você o grande profissional que você é e lhe dê as devidas condições de atuação. Fui daí, e sendo assim, admiro-o mais ainda por não ter desistido até agora, de seu trabalho na unidade. Um abraço do colega de trabalho, amigo e admirador.

    ResponderExcluir