ÀS ARVORES CENTENÁRIAS DE VILA INHOMIRIM
Muito se fala sobre as riquezas históricas de Magé, porém, há em nosso município, um patrimônio natural meio despercebido, que é de uma beleza imensurável, necessitando de uma atenção maior por parte das autoridades competentes. Trata-se das árvores centenárias de Vila Inhomirim, formada na maioria pelo Sobreiro (árvore responsável pela produção de cortiça).
O sobreiro é uma árvore mais comum na Europa, continente que é responsável por 80% da produção mundial de cortiça e Portugal é o maior produtor de sobreiros. É uma espécie que vive em média 300 anos. Provavelmente, os sobreiros existentes aqui foram trazidos pelos portugueses e plantados na região das fazendas históricas de Vila Inhomirim (Fazenda da Cordoaria, Fazenda da Mandioca e Fazenda Velasco). É possível identificar essas árvores em fotos e gravuras antigas feitas por viajantes que por aqui passaram ( Thomas Ender, Rugendas e outros).
Ao longo do trecho entre Raiz da Serra e Fragoso (bairros do distrito de Inhomirim), há uma grande concentração dessa árvore, principalmente no entorno da fábrica da IMBEL (Fazenda da Cordoaria). São árvores belíssimas que deveriam ser protegidas e preservadas, para que as futuras gerações possam também admirar nossa beleza natural.