quarta-feira, 20 de abril de 2011

RECITAL E LANÇAMENTO DE LIVRO

O poeta e escritor Demétrio Sena, realizou no dia 19 de abril de 2011, um Recital, no auditório do C.E José Veríssimo. O evento foi assistido por cerca de duzentos alunos do Curso Normal, que tiveram uma intensa participação no espetáculo. Os alunos ficaram encantados com a habilidade e a forma inteligente como Demétrio arranja seus poemas e conduz o recital.

Na oportunidade, Demétrio também realizou o lançamento do seu quinto livro MALDIÇÕES, AMORES E CRENÇAS, escrito em parceria com a primorosa poetisa Benedita Azevedo.
O livro Maldições, Amores e Crenças contém contos, causos e mini-textos imaginados pelos autores. Mas há também, lendas da cidade de Magé.
"Depois de város romances, livros de haicais e outros poemas que deixaram evidente a sua intelectualidade, Benedita Azevedo faz aflorar, neste livro, seu lado cabra-da-peste". Recentemente, a escritora Benedita Azevedo, desenvolveu um excelente trabalho sobre haicais, com alunos do C.E José Veríssimo.
Demétrio teve uma rápida e marcante passagem, também pelo C.E José Veríssimo, como Animador Cultural; inclusive criando o blog VERÍSSIMOEMPAUTA, que foi desativado após sua saída do colégio e reativado por "nós", neste novo formato.
Vale a pena conhecer a obra literária desses dois talentosos escritores, que há anos promovem a educação e a arte nas escolas.


sexta-feira, 1 de abril de 2011

ILUSTRÍSSIMOS MAGEENSES "DESCONHECIDOS"

Quem foi Bernardo Soares de Proença?

Se perguntarmos à população de Magé quem foi Bernardo Soares de Proença, com certeza a maioria das pessoas não saberá responder. Isso porque nossa rica história não é preservada e nem cultivada, deixando de gurdar honras a quem de fato as merece. As próprias autoridades locais ignoram totalmente o potencial histórico que nossa cidade possui.

Placa referente à descoberta do túmulo de Bernardo S. de Proença e sua mãe Agda Gomes

Bernardo Soares de Proença, foi sargento, capitão, sargento-mór, tenente-coronel e coronel. Morador de Suruí, foi o principal responsável pela construção da Variante ou Atalho do Caminho Novo, estrada construída entre 1722 e 1725, que acabou ficando conhecida como Variante do Proença.

Antigo Mapa da Variante do Proença


A Variante do Proença teve grande importância para o país, pois encurtou a distância, entre Rio de Janeiro e Minas Gerais, em áureos tempos. O caminho do Proença ia do Porto Estrela no fundo da baía de Guanabara, passando pelas margens do Rio Inhomirim e pela Serra da Estrela (Serra velha de Petrópolis) até chegar nas Minas Gerais.


http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/8/82/Rugendas_-_Porto_Estrella.jpg

Porto Estrela (Rugendas)- Onde iniciava a Variante do Proença

A variante do Proença reduziu consideravelmente, o tempo de viagem, que antes era feito pela perigosa estrada, conhecida como Caminho Novo, construído por Garcia Pais.


Trecho preservado da variante do Proença em Vila Inhomirim ou Raiz da Serra (Magé)

O pai de Bernardo Soares de Proença, Félix Magalhães de Proença, foi um dos primeiros moradores de Suruí. Foi ele o responsável por levantar em 1695, na colina da atual matriz, a nova igreja de São Nicolau, que foi erguida primeiramente como capela, em 1622 por Nicolau Baldim (um dos primeiros sesmeiros de Suruí)


http://www.ipahb.com.br/fotos_mage/Igreja%20S.Nicolau%20do%20Surui%202.jpg

Igreja de São Nicolau em Suruí, Magé - Fundada por Nicolau Baldim e reestruturada pelo pai de Bernardo S. de Proença



Casa antiga no Caminho do Proença

Na Variante do Proença é possível ver que algumas pedras são marcadas com cruz. Isso é um mistério que desperta várias versões no imaginário popular. Uma delas é que embaixo das pedras teria ouro e pedras preciosas enterradas. Outra versão é que seria divisão de terreno. Uma outra versão é que cada cruz representa um escravo morto na construção da estrada. O fato é que nenhuma dessas versões foi comprovada, sendo que a última versão citada é a mais coerente, visto que o calçamento da Variante foi uma tarefa muito árdua , devido ao peso das pedras e aos precários recursos de construção e transporte da época.



Misteriosa marcação nas pedras da Variante do Proença

A cidade de Petrópolis passou a ser povoada a partir do século XVIII, em consequência da construção dessa estrada e a família Proença foi uma das primeiras a adquirir terras e a habitar Petrópolis. Portanto, Bernardo Soares de Proença deveria ser oficialmente reconhecido como fundador de Petrópolis.

Córrego Seco - Esse é o mais antigo registro da povoação Petropolitana, segundo historiadores -fonte:Alemães em Petrópolis

A população mageense deveria ter mais acesso a nossa história e à história desses ilustríssimos mageenses "desconhecidos"